MINHA CASA, CASA DE ORAÇÃO

A minha casa será chamada casa de oração Mt 21:13
Publicado em 30/09/2021

por Paulo Eduardo Gomes Vieira, pastor presidente da Primeira Igreja Batista de São Paulo

O que faz um lugar ser identificado como casa de oração? Inicio esta reflexão fazendo esta pergunta, porque me parece que a nossa tendência, de um modo geral, é a de identificarmos e classificarmos coisas e até mesmo pessoas, considerando elementos periféricos e aparentes. Assim sendo, comumente classificamos um lugar como sedo casa de oração, se este lugar é um templo de culto, se ele tem em sua fachada um nome que seja nome de igreja, se neste espaço pratica-se regularmente ritos e costumes litúrgicos religiosos, etc.

                           Mas pode ser que um lugar seja um templo, que tenha nome de igreja, que nele se pratique regularmente formalidades religiosas, e ainda assim não ser uma casa de oração. E o inverso também pode ser verdade. Um lugar sem arquitetura de igreja, sem nome de igreja, sem tradições e ritos que o identifiquem como igreja, pode ser verdadeiramente uma casa de oração.

                          Então, o que define um espaço, um ambiente, como casa de oração? Um lugar pode ser definido como casa de oração, se este é freqüentado por pessoas que carregam em seus corações fome e sede de Deus. Se aqueles que o freqüentam, o fazem sobre tudo com um profundo desejo de se encontrarem com o Todo Poderoso, e experimentarem a sua maravilhosa e inigualável presença. Se os que participam das rotinas deste ambiente se empenham como muita sinceridade em ouvir a voz de Deus, e em viver de modo que seja agradável a Ele.

                           Querido leitor, a sua casa certamente não é um templo de uma igreja. É simplesmente uma casa onde você mora com a sua família. Mas a sua casa pode ser casa de oração. O espaço onde você vive com os seus não é um templo com altar, com instrumentos musicais, com arquitetura religiosa e todos os demais adereços de uma igreja. Mas a sua casa pode ser lugar onde Deus seja buscado incessantemente. A casa onde você mora não é lugar de rotinas religiosas. É lugar onde você e a sua família vivem o cotidiano doméstico normal de uma família. Mas mesmo assim, a casa onde você mora pode ser ambiente cheio da bênção e da paz de Cristo. Por isso, concluo fazendo a você este desafio: faça da SUA CASA, CASA DE ORAÇÃO!

 

Compartilhe em suas redes sociais