MINHA CASA, LUGAR DE BÊNÇÃO!

por Paulo Eduardo Gomes Vieira, pastor presidente da Primeira Igreja Batista de São Paulo

Entendo esta expressão como alvo a ser estabelecido, como meta a ser alcançada. De fato, é muito significativo quando o esposo, a esposa, ou ambos, estabelecem este propósito acerca da própria família: minha casa será lugar de bênção. É significativo porque ao se fazer esta afirmação, implicitamente está sendo dito: na minha casa não haverá espaço para forças hostis e tenebrosas. 

                                        Forças malignas podem pairar sobre uma casa ou sobre uma vida, espiritualmente falando. Isso acontece quando as influências espirituais que se estabelecem sobre a família são aquelas que tem haver com as trevas, e não com a luz; quando a presença espiritual que influencia uma casa é presença hostil e tenebrosa. E de fato isto ocorre, e em muitos casos, tal presença maligna torna-se perceptível no ambiente familiar. Torna-se como uma espécie de jugo que pesa sobre a “atmosfera” doméstica. Acerca disto, compartilho com todos uma sólida convicção pessoal, ou seja, se a presença de Jesus Cristo for invocada sistematicamente na casa, as forças tenebrosas, por mais hostis que sejam, não resistirão e se retirarão.

                                        Mas é importantíssimo entender que maldições que podem se estabelecer numa casa não são apenas aquelas que são diretamente resultantes de uma ação espiritual maligna. Elas podem ser resultados das ações humanas, dos comportamentos e atitudes das pessoas que interagem na família. Quando a agressividade, a frieza, a mentira, a indiferença, os termos de baixo calão, a dureza de coração, rancores e ressentimentos, transgressões e perversões comportamentais são praticados, também com isto acaba-se amaldiçoando, e muito, a família.

                                        Portanto, existem os pesos e as cargas que podem ser diretamente relacionados ao mundo espiritual, mas também existem aqueles que estão diretamente relacionados ao que as pessoas podem fazer em suas vidas e dentro de suas casas. Ou seja, sentimentos que decidimos abrigar em nossos corações, atitudes e procedimentos que adotamos podem, e muito, gerar sensação de peso e desconforto no ambiente familiar.

                                       Mas também acerca disto, a Bíblia tem algo importantíssimo a nos dizer. Se decidirmos viver e praticar as virtudes vindas de Deus, ou seja, mansidão, bondade, amor, domínio próprio, benignidade, alegria, perdão, longanimidade na esfera familiar, estaremos contribuindo efetivamente para que o nosso lar seja ambiente abençoado, e não amaldiçoado; lugar de paz e não campo de guerra; espaço onde as pessoas se sintam acolhidas, e não amedrontadas, ambiente onde os relacionamentos se fazem predominantemente afetivos, e não agressivos.

                                        Encerro esta reflexão desejando sinceramente que a benção de Jesus Cristo esteja sobre a sua família. Mas tenho que adverti-lo que é responsabilidade sua contribuir efetivamente com os sentimentos que você conserva em seu coração, com suas atitudes e procedimentos, para que seu lar seja um bom lugar, para que a sua casa seja LUGAR DE BÊNÇÃO.

Compartilhe em suas redes sociais