CONDUZIDOS PELO ESPÍRITO

por Paulo Eduardo Gomes Vieira, pastor presidente da Primeira Igreja Batista de São Paulo
Publicado em 31/10/2021

...tendo sido impedidos pelo Espírito Santo de pregar a palavra na Ásia...tentavam ir para a Bitínia, mas o Espírito Santo não os permitiu.” Atos 16: 6 e 7

Paulo e Timóteo planejaram ir para a Ásia e para a Bitínia, a fim de pregar o evangelho. Mas Lucas, autor do livro de Atos, registra que ambos foram impedidos pelo Espírito Santo. Logo depois, Paulo recebeu do Senhor uma visão, na qual apareceu-lhe um homem dizendo: “Passa a Macedônia e ajuda-nos”. (v. 9).

Seguindo nesta direção, chegaram a Filipos, cidade da Macedônia. Nesta cidade, Lídia se converteu ao Senhor Jesus. Também em Filipos, uma jovem possuída por um espírito de adivinhação, foi posta em liberdade espiritual através da autoridade de Jesus Cristo presente na vida de Paulo. Ainda em Filipos, aconteceu um terremoto no cárcere onde Paulo e Silas estavam. O que ocorreu depois disto foi que o carcereiro se converteu ao Senhor Jesus, juntamente com toda a sua família, e todos os da casa daquele homem foram batizados.

Após este sucinto relato, concluímos que o Espírito Santo de Deus conduz aqueles que estão sob o seu domínio. O Espírito Santo conduz a igreja que busca seguir suas orientações. O Espírito Santo dirige aqueles que almejam serem guiados pelo céu, e não pelas circunstancias terrenas.

O Espírito Santo que concede dons espirituais, que concede autoridade espiritual nos conflitos contra as trevas, que nos conforta e nos fortalece em nossas lutas cotidianas, também nos orienta e dirige em nossa individualidade, assim como orienta e dirige a sua Igreja.

Penso que o grande desafio que este relato nos apresenta é o de termos nossas vidas orientadas, dirigidas pelo Espírito de Cristo em nosso cotidiano, em nossas decisões, assim como em nossas falas nos momentos difíceis, em nossas atitudes nas horas tensas. Ou seja, o Espírito de Cristo se manifesta em nossas vidas não apenas quando oramos, nos cultos, no desenvolvimento das atividades tidas como espirituais. O Espírito de Cristo pode se manifestar em nós nas circunstancias regulares da vida.

Como isso acontece? Não existem regras ou fórmulas para isso. O nosso desejo sincero e intenso de sermos dirigidos pelo Espírito de Cristo, a nossa busca constante pela Palavra, a nossa vida contínua de oração, nos proporcionarão um caminhar sob a direção do Espírito.

Assim como as Igrejas citadas em Atos eram fortalecidas e abençoadas porque eram conduzidas pelo Espírito, certamente a nossa Igreja será fortalecida se abençoada, se caminharmos conduzidos pelo Espírito!

Compartilhe em suas redes sociais