COM LÁGRIMAS

por Paulo Eduardo Gomes Vieira, pastor presidente da Primeira Igreja Batista de São Paulo
Publicado em 24/11/2021

...lembrando-vos de que, por três anos, noite e dia, não cessei de admoestar, com lágrimas, a cada um.” Atos 20:31

 

Em sua terceira viagem missionária, estando em Mileto, Paulo convoca os presbíteros da igreja de Éfeso para estarem com ele. Dirigindo-lhes então a palavra, o apóstolo menciona que no transcorrer de três anos, com lágrimas, lhes ensinou, admoestou, como parte de suas funções apostolares.

O tempo não foi capaz de esvaziar de paixão o coração de Paulo. A rotina não pôde fazê-lo exercer o seu ministério “mecanicamente”. Em seus olhos havia lágrimas; em sua alma havia inesgotável ardor pelo evangelho no qual ele cria e pregava; o seu coração estava permanentemente encharcado de amor pela igreja do Senhor Jesus plantada na cidade de Éfeso.

Isto por si só se constitui em valiosíssima advertência para todos nós. Para nós, que exercemos ministério à frente da igreja de Cristo, a fim de que jamais o façamos profissionalmente, motivados apenas pelo senso de obrigatoriedade ou por algum possível ganho pessoal. Mas também para todos os crentes, a fim de que não permitam que a experiência com Cristo se transforme em rotina religiosa, “fria”, ressecada de ardor, carente de fervor.

Infelizmente esta é a realidade de muitos cristãos. Permitiram que seus corações se distanciassem do primeiro amor, e com o passar do tempo, habituaram-se à vida eclesiástica, marcada pela assistência aos cultos dominicais e pelo envolvimento em algumas atividades rotineiras, que para muitos, não significam nada mais que cumprimento de obrigações litúrgicas.

Alguém já disse que mais difícil do que a conversão ao evangelho de Jesus, é permanecer no evangelho do Senhor Jesus. Eu diria que, depois de experimentarmos o momento de conversão ao Senhor Jesus, temos o imenso desafio de, mesmo com o passar do tempo, nos mantermos ardorosos, fervorosos, emocionalmente envolvidos com o reino de Deus; mesmo depois de habituados à igreja, ainda assim sermos capazes de chorar pela causa de Deus aqui na terra.

Se não tem sido assim com você, “Lembre-se, pois, de onde caíste, arrepende-te e volta á prática das primeiras obras...” Ap. 2:5

Compartilhe em suas redes sociais